Por que somos ansiosos?
- Luigi Francesco Pavanello

- 15 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de nov.

Suor, tremedeira, paralisação, pensamentos cíclicos e intensos sobre um assunto, para além de um conjunto de sintomas é necessário entender o que é a ansiedade e por que ela existe.
Então, afinal por que somos ansiosos?
A ansiedade surge na história da humanidade antes mesmo de nós sermos humanos, ela é uma característica evolutiva que serve para nos proteger de potenciais perigos, Imagine que você é um animal no meio da natureza, e você encontra um predador.

A sua primeira reação é fugir, no momento em que você está em perigo nada mais importa a não ser a proteção da sua vida, portanto as suas outras funções não funcionam direito, se você fosse esse animal, a ansiedade teria salvo sua vida.
Só que você não é um animal no seu habitat natural, você é um ser humano e os perigos são muito mais complexos que um predador te seguindo. Existem problemas dos quais você não pode fugir e então a ansiedade se desregula e começa a afetar você quando ela não deveria.
A ansiedade em nós humanos têm um peso maior, um peso social, uma preocupação com o futuro ou com coisas no presente que estão além do nosso controle. Nenhum animal precisou se preocupar com contas, trânsito, estabilidade profissional, sucesso acadêmico ou relações interpessoais no nível que nós nos preocupamos hoje.
E quando essa função se desregula é difícil parar de se sentir em perigo eminente, é difícil parar de se preocupar excessivamente e cumprir nossas outras funções, se divertir, socializar, se concentrar, estudar, dormir, fazer atividades sexuais. O seu corpo entende que ele não pode realizar nenhuma dessas funções por que ele está em perigo.

Portanto, se torna importante que não se demonize a ansiedade, ela é algo importante para nós e quando bem regulada ela nos dá motivação para levantar da cama e ir atrás do que queremos. Quando desregulada ela nos paralisa, mas quando acolhida e bem cuidada ela nos mobiliza para tomarmos ação em direção ao que queremos.
Caso você entenda que a sua ansiedade tem mais te paralisado do que mobilizado a terapia é um ótimo espaço para construir ferramentas de regulação dessa ansiedade, entre em contato comigo e vamos juntos sair da paralisia para a ação.

